Arquivo do blog

domingo, 21 de maio de 2017

causa da dor facial cronica - Blog da COLGATE

Mais de 15% dos norte-americanos adultos sofrem de dor facial crônica. Alguns sintomas comuns incluem dor na orelha ou ao seu redor, sensibilidade da mandíbula, sons como cliques e estalos ao abrir a boca ou mesmo dores de cabeça e dores no pescoço.
O dentista pode ajudar a identificar a fonte da dor com um exame minucioso e radiografias apropriadas. Em geral, trata-se de um seio, dor de dente ou estágio inicial de doença periodontal. Porém, para algumas dores, a causa não é tão facilmente diagnosticada. A dor poderia estar relacionada com os músculos faciais, a mandíbula ou a articulação temporomandibular, localizada na frente da orelha.
Os tratamentos para esse tipo de dor incluem exercícios para redução do estresse, relaxantes musculares ou o uso de um protetor bucal para evitar que se ranjam os dentes. Esses tratamentos têm tido sucesso em muitos casos, e seu dentista pode recomendar o melhor para você.
Diversas condições podem estar relacionadas ao distúrbio da articulação temporomandibular (DTM), mas podem ser muito variadas, e são geralmente difíceis de determinar. Distúrbios da articulação temporomandibular podem surgir quando os músculos ou articulações da mandíbula são afetados. Alguns problemas resultam de artrite, deslocamento e trauma.
Todas essas condições podem causar dor e disfunção. Músculos que movimentam as articulações também estão sujeitos a trauma e doença. Outros fatores que se relacionam com a maneira com que os dentes se encaixam — a mordida — podem causar alguns tipos de DTM. Acredita-se que o estresse seja um fator. O DTM afeta mulheres em idade reprodutiva mais do que homens, ou homens e mulheres mais idosos.
Existem várias formas de tratamento do DTM. Seu dentista recomendará o tipo de tratamento necessário para o seu problema em particular ou recomendará o encaminhamento para um especialista. O tratamento envolve uma série de passos.
O diagnóstico é um passo importante antes do tratamento. Parte de seu exame clínico inclui a checagem das articulações e músculos para observação de dor, cliques, estalos ou dificuldade de movimentação. Seu histórico médico completo pode ser revisado, portanto é importante manter sua ficha odontológica atualizada.
A dor a articulação temporo-mandibular (ATM) é descrita sempre como uma dor latejante e desconfortável. Ela pode ser súbita ou começar suavemente e se tornar cada vez mais intensa. Entretanto, os sintomas exatos devem variar, dependendo da causa.
A seguir vamos descrever algumas das causas mais comuns para esse desconforto:
Bruxismo
O bruxismo (ranger os dentes) pode causar danos graves aos dentes e é uma das causas principais da dor na ATM. Trata-se do processo de apertar ou ranger os dentesquando você não está mastigando. Algumas pessoas rangem os dentes quando estão estressadas, mas muitas outras cerram os dentes durante o sono e não têm consciência disso. Se não tratado, o problema pode levar a várias outras complicações bucais, além do desgaste dos dentes . A prática de exercícios ou a confecção de uma plaquinha de mordida pelo seu dentista pode ajudá-lo a aliviar essa tensào sobre os dentes.
Osteomielite
A osteomielite é uma infecção que afeta principalmente ossos. Quando uma pessoa sofre osteomielite na mandíbula, a articulação temporomandibular (ATM) é impactada causando dor na mandíbula, febre e inchaço facial. Felizmente esse quadro geralmente é passível de tratamento, com séries de antibióticos ou procedimento cirúrgico para remover as áreas de ossos afetadas pela infecção.
Disfunções temporo-mandibulares
As dinfunções temporo-mandibulares (DTM), , afeta a articulação temporomandibular. Além da dor, esse transtorno também faz com que a mandíbula emita um som (estalo)quando a pessoa abre a boca ou mastiga. Nos casos mais graves, a DTM pode até causar a travamento permanente da mandíbula na posição aberta ou fechada.
Condições dentárias
Outras causas de dor na articulação incluem doença periodontal , cárie ou abscessos. Embora muitos desses quadros não afetem diretamente a estrutura, a dor pode se irradiar para o local dessa estrutura.
Abscessos dentários
O abscesso dentário é o resultado da infecção da polpa ou do nervo do dente. Geralmente ele ocorre quando uma cárie dentária ficou sem tratamento por um longo período. Quando as bactérias da infecção começam a se disseminar pelo canal do dente, elas também podem atingir os tecidos ósseos abaixo , causando dor intensa, que podem se irradiar . Exames dentários regulares e tratamento imediato de quaisquer cárie é a melhor maneira de se evitar esse problema.
Somente um profissional qualificado pode ajudar a determinar a causa raiz da dor na mandíbula.
© 2017 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.
fonte:
http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/conditions/temporomandibular-disorder/article/ada-01-causes-of-chronic-facial-pain

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oclusão videos didaticos