Arquivo do blog

domingo, 21 de maio de 2017

DTM



A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. Essa articulação pode sofrer vários distúrbios, prejudicando assim sua função. Estalos e dores são sintomas frequentemente relatados pelos pacientes.
Sintomas:
Os sintomas da DTM podem ser os mesmos de outras condições, portanto para um diagnostico claro e especifico é preciso que o paciente procure um dentista. Para que o diagnóstico aconteça o Cirurgião-Dentista (CD) uma anamnese do paciente e realiza exames clínicos e radiográficos.
Os sintomas mais comuns de DTM são: 
Dores de cabeça (muitas vezes se assemelhando com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
Estalos ou dor ao abrir ou fechar a boca;
A mandíbula fica trava, sai do lugar;
Dor nos músculos de mastigação;
Dificuldade ao mastigar ou morder;
Inchaço do rosto;
Mudança na oclusão dentária da pessoa (a forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam).
A DTM surge na maioria das vezes, de problemas nos, músculos da mandíbula e na própria articulação. portanto, ao apresentar um destes sintomas procure o CD.

Diagnostico:
Para diagnosticar corretamente a DTM, o CD realizará uma anamnese onde obterá o histórico familiar do paciente, solicitará radiografias panorâmicas para avaliar a oclusão do paciente, além de examinar os músculos e tecidos da cabeça e pescoço do paciente a fim de encontrar sinais de inflamação.  Certos exercícios e movimentos podem estar comprometidos e a solução é um encaminhamento do CD para um cirurgião buco-maxilo-facial para uma melhor avaliação, diagnóstico e tratamento.

Tratamento:
Por mais que não haja cura para a DTM, existem diversos tratamentos que podem retardar ou reduzir os sintomas, entre eles:
o    Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular por meio de calor ou através de medicamentos, tais como relaxantes musculares, aspirina, analgésicos ou antiinflamatórios
o    Produzir uma placa para tratar bruxismo, caso você tenha esse hábito de ranger ou apertar os dentes
o    Aplicar técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula para combater o estresse
o    A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) utiliza correntes elétricas de baixa tensão para relaxar os músculos faciais e articulações, além de proporcionar alívio da dor.
o    Seu dentista poderá prescrever medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais para aliviar a dor e o inchaço.
A ATM inclui diversos distúrbios que muitas vezes se sobrepõem.
Incluindo:
o    Problemas musculares que afetam o movimento da mandíbula;
o    Dor de cabeça e em torno da articulação da mandíbula;
o    Problemas dentro da própria articulação


Essa variedade de condições torna o diagnóstico e o tratamento desafiadores. Um diagnóstico preciso é essencial para o sucesso do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oclusão videos didaticos