Arquivo do blog

sábado, 13 de maio de 2017

Bruxismo - placa de mordida



A Placa de Mordida ou Placa Miorrelaxante é um aparelho em acrílico ou silicone, colocado nos dentes para protege-los do desgaste causado pelo bruxismo, aliviar as articulações temporo-mandibulares (ATM)da força exercida durante o ranger dos dentes, e a de induzir o relaxamento da musculatura.

Este tratamento começa ao confeccionar uma placa para o paciente, para tanto molda-se a boca do paciente e envia o molde para um laboratório especializado, onde o protético confeccionará a placa em acrílico ou silicone. Quando a placa fica pronta é necessário um retorno ao dentista para receber algumas instruções.
A placa de silicone é mais confortável, porém é menos efetiva, seus efeitos menos controláveis e, por serem mais porosas, retêm mais bactérias e podem causar mau cheiro. Portanto a placa de acrílico é a mais indicada na maioria dos casos.
Para conservar a placa é preciso uma higienização dela ( na parte da manhã deve ser limpa com escova macia e sabonete ou pasta dental, e mantida dentro de um recipiente apropriado com algodão umedecido).

QUAL É O RISCO DE NÃO REALIZAR O TRATAMENTO?

As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar à noite) ou de tarde (se predominar de dia).
Outro problema decorrente do bruxismo é dor da articulação da mandíbula. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar. Também é frequente a dor e o desgaste dos dentes. A dor é pior pela manhã e o desgaste pode chegar à gengiva. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a quebra.
A placa de mordida deverá ser substituída em caso de danos (se ela amarelar, furar, quebrar...), caso seu tempo de uso ultrapasse 6 meses, ou conforme a mudança na oclusão do paciente.
Uma vez diagnosticado e constatado que a dor de cabeça do paciente é de origem muscular ou articular é necessário o uso da placa de mordida assim como acompanhamento fisioterápico e em alguns casos o uso de fármacos.


  • Fonte:http://conquistodontologia.com.br/placa-de-mordida/
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwis9f-erO7TAhUFIZAKHee1ALAQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fpatriciazeferino.com.br%2Fdentista-campinas%2Fartigos-dentista-campinas-odontologia-implante-dentario%2Fartigos%2Fbruxismo-o-que-fazer&psig=AFQjCNGzHahGhLTdDwV0kWdJSr2mVKLUoQ&ust=1494815608035118

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oclusão videos didaticos